segunda-feira, 4 de novembro de 2013

ARTIGOS DOS MEMBROS DO NÚCLEO: "Importância de Planejar a Aposentadoria para Desfrutar a Terceira Idade com Segurança e Tranquilidade"

A maior parte da população brasileira trabalhadora não faz planos para a aposentadoria. Entretanto, é de extrema importância pensar neste assunto, principalmente tendo em vista a expectativa de vida dos brasileiros ser bem elevada, sendo que nem sempre atingimos idade avançada gozando de boa saúde.

Quem quer atingir a ida de para aposentar sem ter a certeza que poderá usufruir de uma aposentadoria?

Quanto antes pensar no assunto e iniciar um plano de aposentadoria, menores serão os valores a serem reservados à este fim.

Mesmo os trabalhadores com registro em carteira que tem as contribuições do INSS descontadas diretamente em folha de pagamento podem fazer um plano de aposentadoria, como o INSS possui um teto máximo de pagamento de benefícios (limitado em torno de 06 salários mínimos), a solução é buscar alternativas para melhorar o orçamento futuro como por exemplo as previdências privadas, onde as contribuições iniciais podem girar em torno de 10% do salário, inclusive algumas empresas disponibilizam previdência privada aos seus funcionários.

Os autônomos são obrigados a recolher as contribuições previdenciárias sobre 11% dos rendimentos, se recebe de pessoa jurídica, e 20% se recebe de pessoa física. Algumas categorias profissionais contam com planos de previdência privada.

Por um lado a previdência privada se mostra vantajosa, pois permite que o contribuinte faça aportes (pagamentos) para aumentar o saldo do fundo destinado à aposentadoria fazendo com que aumente o valor do benefício a ser recebido, não há um limite máximo como ocorre com o INSS. Por outro lado, o INSS se mostra vantajoso também, pois possui mais opções de benefícios a serem oferecidos, como por exemplo o auxílio doença que é pago àqueles que estão temporariamente incapacitados para o trabalho.

Para os que conseguem dispor de 10 a 20% do salário para fazer um plano de previdência, é recomendável que o faça, pois ao atingir a idade de aposentar poderá usufruir dos benefícios de uma aposentadoria, e para aqueles que não pensam em parar de trabalhar, será uma renda a mais!
_________________________________________________________
Dra. RAPHAELLA  AMORIM - ADVOGADA - MEMBRO DO NÚCLEO OAB JOVEM DE LONDRINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário