sábado, 4 de junho de 2011

Rir é o melhor remédio

Aquele jovem advogado, recém-formado, montou um luxuoso escritório num prédio de alto padrão na Av. Paulista e botou na porta uma placa dourada: "Dr. Antônio Soares — Especialista em Direito Tributário".

No primeiro dia de trabalho, chegou bem cedo, vestindo o seu melhor terno e sentou-se atrás de sua escrivaninha, cheio de empáfia e ficou aguardando o primeiro cliente.

Meia hora depois batem à porta. Rapidamente ele apanha o telefone do gancho e começa a simular uma conversa:

— Mas é claro, Sr. Mendonça, pode ficar tranquilo! Nós vamos ganhar esse negócio! O juiz já deu parecer favorável! Sei... sei... Como? Meus honorários?

— Não se preocupe! O senhor pode pagar os outros 50 mil na semana que vem!... é claro!... Sem problemas!... O senhor me dá licença agora que eu tenho outro cliente aguardando... obrigado... um abraço!

Bate o fone no gancho com força e vai abrir a porta:
— Pois não, o que o senhor deseja?
— Eu vim instalar o telefone!

Fonte: piadas online 
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Faculdade
 
Aluno de Direito ao fazer prova oral:
- O que é uma fraude?
- É o que o senhor, Professor, está fazendo, responde o aluno.


O professor fica indignado:
- Ora essa, explique-se.


Então diz o aluno:
- Segundo o Código Penal, ‘comete fraude todo aquele que se aproveita da ignorância do outro para o prejudicar’.

Fonte: As piadas

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Confraria do Núcleo OAB Jovem

Na última terça-feira (dia 31) foi realizada a famosa Confraria do Núcleo OAB Jovem Londrina. O anfitrião da vez, foi o membro do Núcleo Dr. Eliezer Machado de Almeida. Na ocasião, o mesmo nos brindou com um delicioso jantar, onde comprovou ter aptidões, não só na área do direito, mas também na área gastronômica. O cardápio da noite foi Galinhada à brasileira.

A Confraria finalizou com chave de ouro à recepção ao palentrante convidado do mês, Dr. José Ricardo Alvarez Vianna (Juiz de Direito), que esteve conosco, dias antes na reunião (dia 24), onde palestrou em clima de bate-papo, nos dando a satisfação de conhecer um pouco de sua vasta experiência jurídica.

Meia entrada no Cine Com-Tour


A Diretoria da Subseção de Londrina da OAB/PR comunica a todos os advogados que foi firmado acordo com a Casa de Cultura da UEL - Centro de Divisão de Cinema e Vídeo, para possibilitar, a partir desta semana, a meia entrada no Cine Com-Tour a todos os advogados e advogadas, mediante a apresentação do documento profissional.

Ressaltamos que os consumidores deste bem cultural também serão beneficiados com a isenção total da taxa de estacionamento cobrada pelo Shopping Com-Tour.

O horário das sessões de cinema no Cine Com-Tour é sempre às 20h e 30min, diariamente, sendo que nos sábado, domingos e feriados também as 16h.

Nesta semana, de 03 de junho a 09 de junho, o filme em cartaz é "Reencontrando a Felicidade", direção de John Cameron Mitchell, com Nicole Kidman e Aaron Eckhart no elenco.

Segue abaixo maiores informações sobre o filme.

Reencontrando a Felicidade

Sinopse:

Becca (Nicole Kidman) e Howie Corbett (Aaron Eckhart) formavam uma família feliz, mas suas vidas viraram do avesso após a morte do filho, Danny (Phoenix List), num acidente de carro. Ela deixa a carreira de executiva para virar dona de casa, tentando redefinir sua vida se cercando dos familiares e pessoas bem intencionadas para ajudar a superar a perda. Enquanto Becca inicia uma estranha amizade com o jovem Jason (Miles Teller), motorista do carro no fatídico acidente o marido mergulha no passado, buscando apoio em estranhos que poderiam oferecer algo que a esposa não consegue. Assim, perdidos em seu sofrimento, os Corbett fazem escolhas surpreendentes para seu futuro.
Ficha Técnica:
título original:Rabbit Hole
gênero:Drama
duração:1 hr 31 min
ano de lançamento: 2011
site oficial: http://www.rabbitholefilm.com
estúdio: Blossom Films | Olympus Pictures | Odd Lot Entertainment
distribuidora: Lionsgate (EUA) | Paris Filmes (Brasil)
direção: John Cameron Mitchell
roteiro: David Lindsay-Abaire, baseado em roteiro de sua própria peça
produção: Nicole Kidman, Per Saari, Leslie Urdang, Dean Vanech e Gigi Pritzker
música: Anton Sanko
fotografia: Frank G. DeMarco
direção de arte: Ola Maslik
figurino: Ann Roth
edição: Joe Klotz

*Premiações:

OSCAR - Indicação 2011
Melhor Atriz - Nicole Kidman

GLOBO DE OURO - Indicação 2011
Melhor Atriz - Drama - Nicole Kidman

INDEPENDENT SPIRIT AWARDS - Indicações 2011
Melhor Diretor - John Cameron Mitchell
Melhor Atriz - Nicole Kidman
Melhor Ator - Aaron Eckhart
Melhor Roteiro - David Lindsay-Abaire

SATELLITE AWARDS - Indicações 2010
Melhor Atriz - Drama - Nicole Kidman
Melhor Atriz Coajuvante - Dianne Wiest

SCREEN ACTOR'S GUILD - Indicação 2011
Melhor Atriz - Nicole Kidman

*Curiosidades:

- Nicole Kidman produziu o filme, mas não tinha visto a peça original da Broadway, apesar de ter lido uma crítica positiva. Ela escalou seu produtor da Blossom Films para ver uma apresentação e ele, posteriormente, marcou um encontro com o autor da peça, David Lindsay-Abaire, quando conversaram sobre a realização do filme;

- O roteiro acabou sendo feito pelo próprio autor. A atriz, depois de lê-lo, assistiu uma versão australiana da produção;

- O diretor John Cameron Mitchell se sentiu atraído pelo projeto por questões pessoais. Aos 14 anos, ele perdeu um irmão de 10 por problemas no coração. O fato foi tão rápido e inesperado que, até hoje, ele e a família ainda estão sob efeito do acontecimento;

- O cultuado cineasta Sam Raimi chegou a ter seu nome associado a Reencontrando a Felicidade em 2009, mas o quarto filme do Homem-Aranha seria conflitante. No fim das contas, ele acabou ficando de fora dos dois, uma vez que foi substituído por Marc Webb (500 Dias com Ela) no longa do herói aracnídeo;

- Foi rodado em 28 dias;

- Inteiramente filmado em Nova York;

- Seu orçamento foi de US$ 10 milhões;

- O ator Aaron Eckhart, que vive o marido do personagem de Nicole Kidman, foi escolha pessoal da atriz;

- É o primeiro filme de Kidman como produtora e atriz principal;

- Cynthia Nixon (a Miranda de Sex and the City 2) ganhou um prêmio Tony, espécie de Oscar do teatro, por seu papel de mãe em luto, personagem de Kidman no filme;

- Estreou em 17 de dezembro de 2010 em circuito limitado nos Estados Unidos, tendo participado nos meses anteriores de alguns festivais de cinema na Europa, Canadá e no próprio país.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Gestão do Escritório de Advocacia e os Resultados Financeiros

O melhor lugar para ter sucesso é onde 
você está, com aquilo que você tem.
                                                                                       Charles Schwab

O que estamos vendo acontecer dentro dos escritórios de advocacia, sobretudo na sua administração é exatamente o processo natural que acontece no crescimento de uma empresa, chega o momento em que os diretores necessitam organizar a gestão e administrar o tempo para tornar o negócio rentável.

Em certo momento na trajetória do escritório, os sócios precisaram saber porque eles não crescem ou o que é que faz o escritório perder ou deixar de ganhar dinheiro e não ter a rentabilidade desejada. Para algumas bancas o acumulo de tarefas e atividades dos sócios é tanto que, ao final do dia não restam forças e nem cabeça para pensar no dia seguinte – quem dirá planejar e organizar o escritório para buscar os resultados que se deseja.

Será que a culpa de não ter “tempo e nem planejamento” é dos sócios ou do modelo de gestão utilizado? Mas o modelo ou forma de se administrar o escritório de advocacia não é culpa da forma que os sócios conduzem os negócios? Mas como entender que às vezes o grande obstáculo que emperram o avanço dos negócios é a própria forma de administrar dos sócios?

Pois bem, os números também sofrem forte impacto sob essa epistemologia e sem resultados o crescimento não chega!

Pergunte-se, o que está atrapalhando o crescimento do escritório? É preciso responder essa questão com bastante sinceridade e coragem. Admitir que é humano não ser bom em tudo, é também humano não dar conta de tudo que se é bom.

Numa trajetória simples e direta o escritório deveria nascer e crescer com base no tripé sustentável:




CLIENTES                 GESTÃO                FINANÇAS  

Pense: qual é o seu estilo de gestão? 

CENTRALIZADOR OU DESCENTRALIZADOR?
Os resultados dependem de boas oportunidades que estão em nossa orbita todos os dias, não feche os olhos para elas, tudo está ao seu alcance. Avalie os resultados do escritório e verá que sob uma administração descentralizada e com uma equipe de profissionais – advogados e administrativos – competentes, você terá tempo para planejar e direcionar ações organizacionais e colher resultados futuros.

Quanto mais se tentar fazer um pouco de tudo mais as oportunidades de negócios e uma gestão profissional se afastarão dos bons resultados. É preciso te foco e direção. Sem organização e planejamento é muito difícil.

É como uma circuito interminável, começa uma coisa e não termina. Por exemplo: agendar visita com cliente e não comparecer porque não teve tempo; não retornar recado de cliente que entrou em contato; iniciar um projeto e deixá-lo de lado; cobrar resultados e não acompanhar a execução; não ter claro e definido quem faz o que no escritório e no meio da correria muita coisa deixa de ser executada, etc. Toda essa confusão rouba energia que deveria ser canalizada para o ativo mais importante do escritório, a capacidade temporal de produzir novos negócios e planejar ações para o crescimento sustentável da banca.  

Para iniciar uma ação estratégica visando o crescimento é necessário ter muito claro as estratégias do tripé sustentável.

Clientes > estratégias de relacionamento com os clientes.

Gestão > departamentalização das áreas e divisão das atividades organizacionais com profissionais da área.

Finanças > planejamento de faturamento x custos, no curto, médio e longo prazo.   
O que é muito comum acontecer com os escritórios de advocacia que atuam em algumas áreas especificas é o crescimento emergente, ou seja, não existe um modelo de gestão desenhado e planejado com profissionais da área prevendo a expansão, simplesmente o escritório cresce na carteira de clientes, no volume de processo, na quantidade de pessoas, na estrutura física e no faturamento. O resultado aparece por conta do trabalho jurídico exercido em prol dos clientes, mas a administração não é profissional e os resultados são acontecimentos de um excelente trabalho diante das demandas jurídicas, eles não são planejados para o crescimento no médio e longo prazo, essa é a diferença.

Podemos até dizer que em determinadas situações o faturamento cresce mas as dividas também aumentam, e chega-se a conclusão que se constroe um bom escritório de advocacia, mas não uma boa administração dos serviços jurídicos.

Tornar o escritório sustentável economicamente e organizacionalmente significa agir com profissionalismo frente a todas as suas necessidades, sobretudo a de descentralizar os poderes e focar no que é importante para alavancar o escritório estrategicamente.

Pode não parecer e às vezes é muito difícil de enxergar, mas a dificuldade de crescer é reflexo da “não” movimentação profissional diante de tal competitividade já estabelecida na advocacia. É mais do que necessário tomar ciência de que desde o inicio deve-se pensar na administração do escritório. Mais cedo ou mais tarde os sócios vão ter que pensar nisso. O escritório de advocacia é uma empresa que tem funcionários, receitas, custos, métodos, clientes, atendimento, serviços jurídicos, etc., e tudo isso exige atenção, foco e planejamento.

Vou citar alguns exemplos de problemas que podem aparecer e o que pode ser mudado para melhorar a situação planejando as ações.

Gestão

Problema: Falta de definição e clareza na divisão das tarefas e atividades do dia a dia o que prejudica a execução dos trabalhos.
Onde mudar: Delegar atividades e responsabilidades operacionais a funcionários graduados. Os sócios devem se dedicar às ações e decisões estratégicas do escritório.

Produção

Problema: Centralização dos projetos e dos negócios numa única pessoa. O acumulo de tarefas se traduz na falta tempo para atender novos clientes e bons clientes.
Onde mudar: Contratar profissionais para assumir novos projetos e departamentos. Descentralizar as atividades e responsabilidades.

Finanças

Problema: Investimentos e gastos sem planejamento drenam o caixa. Sem caixa o escritório entra em zona de risco para saldar suas obrigações. Cheque especial e crédito rotativo não é caixa.
Onde mudar: As finanças deve ser administrada por profissionais com experiência em planejamento financeiro e econômico. Cortar custos e renegociar as dividas fazem parte da virada do jogo.

Não é fácil conquistar resultados notáveis advogando ao longo do anos, mas é fácil iniciar ou buscar um modelo de gestão que imprima foco na geração de resultados, é só querer. Estou falando de uma administração profissional por parte dos sócios na organização da banca, isso sim pode abrir portas para a advocacia sustentável e de resultados no médio e longo prazo.

Construir uma marca valiosa é uma ambição para a maioria dos advogados. Mas poucos conseguem construir nomes de bancas fortes, que se tornam referência no mundo jurídico e de tradição aos olhos dos clientes.

Portanto, o único caminho para atingir resultados pelo árduo trabalho na advocacia é olhar o escritório como empresa e atuar de forma profissional para crescer. 


Adnilson Hipólito, Sócio e consultor da Selem, Bertozzi & Consultores Associados. Administrador especializado em Gestão dos Serviços Jurídicos. Palestrante especialista em finanças na advocacia. Professor de Gestão Financeira para Escritório de Advocacia e Planejamento Estratégico Aplicado ao Direito com Foco em Resultados. Administrador de Empresas (PUC/PR). MBA Executivo em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria (FGV/PR). GBA em Gerenciamento por Projetos (FGV/PR). Curso de extensão em Gestão Contábil (UEL). Membro do IBEF – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças. Ex gestor executivo em Sociedade de Advogados. Articulista em finanças na advocacia das revistas Mercado & Negócios Advogados, Consulex e Leis & Letras. Autor do livro “Finanças na Advocacia Planejamento, Estratégia, Controle e Resultados

Festa Junina OAB Londrina

Confira a matéria recém publicada no Jornal da OAB Subseção Londrina - ed. maio/junho 2011


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Processo trabalhista eletrônico chega a Londrina

A partir da próxima quarta-feira, 1º de junho, todas as Varas do Trabalho de Londrina receberão os novos processos em meio eletrônico. A cidade será a segunda do Interior do Paraná a adotar o sistema, que começou a ser instalado no Paraná em 2009, com a criação das três primeiras Varas Digitais de Curitiba. No final de 2010, foi a vez da Vara do Trabalho de Cambé substituir o papel pelo meio eletrônico. Incluindo as sete unidades de Londrina, serão agora 31 varas funcionando de forma digital no Paraná.

“Começamos a esclarecer as dúvidas dos advogados no primeiro workshop sobre o tema, realizado no dia 23 de maio, em Londrina. Além do encontro, o TRT-PR também ofereceu aos interessados um curso a distância, que ficará disponível no site do TRT-PR a partir da próxima semana. São tutoriais, vídeos e apostilas elaborados especificamente para os que atuam em Varas do Trabalho do Paraná“, explica o coordenador do processo eletrônico no TRT-PR, juiz Bráulio Gabriel Gusmão.

De acordo com o presidente da Comissão de Informática do TRT, desembargador Sérgio Murilo Rodrigues Lemos, o Tribunal está preparado para oferecer as melhores condições de trabalho no novo sistema, o que pode ser constatado com a ampliação da capacidade de transmissão de dados para 100 Mbps (megabits por segundo), para uso dos advogados, e links ultrarrápidos para o trabalho interno nas Varas. “O TRT tem uma infraestrutura avançada na implantação do processo eletrônico. Aplicamos, no Paraná, um grande sistema de treinamento, sem comparativos. Já realizamos 14 mil horas de treinamento, o que significa que para cada processo temos, por pessoa, uma hora de treinamento. Infraestrutura avançada e treinamento estão permitindo uma transição tranquila do papel para o meio eletrônico”, enfatizou o desembargador.

Para o presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Londrina, Elizandro Pellin, a implantação do processo eletrônico é positiva e necessária, e por isso recebe apoio da OAB local. “O processo eletrônico, respeitada a velocidade de adaptação das pessoas, é benéfico e atual, e vai facilitar o trâmite dos processos. Agilizará a Justiça e as pessoas serão beneficiadas”, disse ele.
Flaviane Galafassi
(41) 3310-7313
imprensa@trt9.jus.br

Eleição do Conselho Tutelar de Londrina


Neste domingo, dia 05 de junho, haverá a Eleição para o Conselho Tutelar de Londrina. São 35 candidatos, sendo que serão 5 eleitos para cada região da cidade (norte, sul e centro), ou seja, 15 Conselheiros Municipais no total.

Para que a comunidade conheça os candidatos, bem como esclareça suas dúvidas sobre o processo eleitoral, será promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), juntamente com a Comissão da Criança e do Adolescente da OAB de Londrina, nesta quinta-feira (2), às 14h, na Sede Nova da OAB, um Fórum com todos os candidatos ao Conselho Tutelar.

A Subseção de Londrina da OAB/PR, através da Comissão da Criança e do Adolescente, apoia o evento e convida todos os colegas a participarem da Eleição do Conselho Tutelar neste domingo.