quarta-feira, 1 de junho de 2011

Processo trabalhista eletrônico chega a Londrina

A partir da próxima quarta-feira, 1º de junho, todas as Varas do Trabalho de Londrina receberão os novos processos em meio eletrônico. A cidade será a segunda do Interior do Paraná a adotar o sistema, que começou a ser instalado no Paraná em 2009, com a criação das três primeiras Varas Digitais de Curitiba. No final de 2010, foi a vez da Vara do Trabalho de Cambé substituir o papel pelo meio eletrônico. Incluindo as sete unidades de Londrina, serão agora 31 varas funcionando de forma digital no Paraná.

“Começamos a esclarecer as dúvidas dos advogados no primeiro workshop sobre o tema, realizado no dia 23 de maio, em Londrina. Além do encontro, o TRT-PR também ofereceu aos interessados um curso a distância, que ficará disponível no site do TRT-PR a partir da próxima semana. São tutoriais, vídeos e apostilas elaborados especificamente para os que atuam em Varas do Trabalho do Paraná“, explica o coordenador do processo eletrônico no TRT-PR, juiz Bráulio Gabriel Gusmão.

De acordo com o presidente da Comissão de Informática do TRT, desembargador Sérgio Murilo Rodrigues Lemos, o Tribunal está preparado para oferecer as melhores condições de trabalho no novo sistema, o que pode ser constatado com a ampliação da capacidade de transmissão de dados para 100 Mbps (megabits por segundo), para uso dos advogados, e links ultrarrápidos para o trabalho interno nas Varas. “O TRT tem uma infraestrutura avançada na implantação do processo eletrônico. Aplicamos, no Paraná, um grande sistema de treinamento, sem comparativos. Já realizamos 14 mil horas de treinamento, o que significa que para cada processo temos, por pessoa, uma hora de treinamento. Infraestrutura avançada e treinamento estão permitindo uma transição tranquila do papel para o meio eletrônico”, enfatizou o desembargador.

Para o presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Londrina, Elizandro Pellin, a implantação do processo eletrônico é positiva e necessária, e por isso recebe apoio da OAB local. “O processo eletrônico, respeitada a velocidade de adaptação das pessoas, é benéfico e atual, e vai facilitar o trâmite dos processos. Agilizará a Justiça e as pessoas serão beneficiadas”, disse ele.
Flaviane Galafassi
(41) 3310-7313
imprensa@trt9.jus.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário