terça-feira, 1 de novembro de 2011

Hoje - André Siqueira realiza recital para os advogados

No dia 1 de novembro, a Subseção da OAB vai levar a boa música aos advogados, com a apresentação do multi-instrumentista André Siqueira, acompanhado de Júlio Erthal na flauta e saxofone, num recital marcado para 18h30, no auditório da nova sede da entidade. Entrada gratuita.

Além de composições próprias, o repertório do show contém clássicos da música brasileira. Obras de Radamés Gnattali e Tom Jobim ganham releituras e, assim como as composições autorais, trazem a improvisação como elemento principal, mantendo um diálogo constante entre os músicos e fazendo brotar novidades a cada execução.

Compositor, arranjador e multi-instrumentista, André Siqueira é mestre em música pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) onde desenvolveu pesquisa sobre os procedimentos composicionais do italiano Giacinto Scelsi.

Formado em música pela Universidade Estadual de Londrina - PR, atualmente é docente da instituição, sendo responsável pelas disciplinas de harmonia e contraponto, arranjo e percepção. Foi coordenador da pós-graduação em música (2008-2010) e professor na habilitação de arranjo musical. É doutorando em Ciências Sociais na UNESP Campus de Marília - SP.

O músico utiliza vários instrumentos como meio para a construção de sua escritura musical: flautas, guitarra elétrica, violões, viola caipira, contrabaixo e guitarra portuguesa. Sua trajetória é composta por experiências diversas em cultura popular e por pesquisas em música contemporânea. Ele já gravou com vários músicos e participou de diversas mostras e festivais. Foi selecionado pelo programa Rumos Itaú Cultural/Música na categoria coletivo no biênio 2010-2012.

Em 2011 ministrou a conferência; A voz do morro: samba e resistência cultural no âmbito do Colóquio Internacional "Voci dal margine. La letteratura di ghetto, favela, frontiera" realizado em maio na Universidade de Siena - Itália. Em 2009, participou do "Circuito Syngenta de Viola" no qual dividiu o palco com Paulo Freire e Levi Ramiro e que resultou em um CD com violeiros de todo o país no qual Siqueira, junto com Zeca Collares, assina a faixa "Brincando com as crianças", na qual utiliza uma viola de 14 cordas.

Atua como produtor/diretor musical e arranjador nos trabalhos de Déa Trancoso, Luca Bernar, Pereira da Viola, Rodrigo Delage, Rubinho do Vale, Titane, Wilson Dias e Zeca Collares, além de seu próprio trabalho como compositor e instrumentista no qual música brasileira e improvisação surgem como elementos principais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário