terça-feira, 19 de abril de 2011

ADVOGADOS INICIANTES: PRIMEIROS PASSOS

O número de advogados é cada vez maior, um índice crescente, que não demonstra uma tendência de estabilidade ou redução.
Somando as 27 seccionais do Brasil, contabilizamos um número de 656890 advogados regulares e recadastrados (Atualizado em: 19/04/2011 – fonte: OAB – Conselho Federal). 

No Paraná somos em 37979, mais especificadamente, em Londrina atingimos um indicador de 4.129 advogados ativos. Desta rápida descrição, é cediço que na cidade de Londrina o numero de advogados em início de carreira supera o percentual de 50%. 

Todavia, este cenário “assustador”, inicialmente, não afronta o advogado que conquistou sua credibilidade ao longo de sua carreira e de sua trajetória profissional. Contudo, para o advogado em inicio de carreira, que acaba de prestar seu compromisso e, passa agora a exercer a advocacia, após anos de estudo e preparação para o tão necessário exame de ordem, sim, assusta, ao deparar com um indicador tão expressivo, causando uma incerteza em sua trajetória inicial.

As incertezas, habitualmente, pairam sobre a que caminho seguir, como: montar sozinho o próprio escritório; espalhar currículos para incorporar uma grande banca ou a um departamento jurídico de empresa; associar-se aos colegas para constituírem sua banca, ou seja, dúvidas decisivas, frequentes, que passam os Jovens Advogados (seja qual for sua idade), pelas quais não saíram preparados do curso de direito.

Definida sua trajetória, o advogado em inicio de carreira, deve primar sempre pelo conhecimento, mas esbarrará em um novo obstáculo, o de se tornar conhecido, cabendo agora a este profissional, buscar o seu espaço, especializar-se, porém, desde já observando a novas tendências.

Incontestável, que a melhor publicidade é a tão conhecida boca a boca, entretanto, as crescentes redes sociais oportunizam a rápida comunicação, a divulgação de ideias, projetos, artigos que por meio de uma simples busca, o interessado pode identificar um advogado, conhecer um pouco de seu trabalho e defini-lo como seu defensor.

Agora sim, um advogado em início de carreira, especializado, passa a fazer parte do mundo jurídico, podendo concorrer com os profissionais que possuem uma maior trajetória na advocacia, atentando-se a ética com a classe e com a sociedade.

Planejar a carreira, estabelecer metas, fidelizar clientes e tornar-se visível, pontos que os advogados atuais, “antigos” ou “jovens” na profissão, passam a observar, tanto quanto as atualizações jurídicas.

Conhecer e passar a ser conhecido por pessoas que possam ajudar no desenvolvimento de sua carreira ou negocio, investir na criação de relacionamentos, baseados na confiança, é o que alguns profissionais da área de marketing têm indicado - networking.
 
A OAB de Londrina, por meio do Núcleo OAB Jovem, busca a integração dos advogados em inicio de carreira, oportunizado as novos profissionais esta troca de experiência, através das reuniões mensais de trabalho, a confraria, as reuniões com convidados, projetos sociais, eventos, palestras, inúmeras oportunidade para o advogado conhecer e passar a ser conhecido na classe e na sociedade, que poderá auxiliar no seu desenvolvimento profissional, baseados na ética e na confiança.

Augusto Rodrigo Gozze, Advogado, Especializando em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela PUC - Londrina, Coordenador do Núcleo OAB Jovem de Londrina. 

Sugestão de leitura: 

7 comentários:

  1. Excelente artigo Augusto.
    Com certeza, as dúvidas e dificuldades dos advogados em inicio de carreira são partilhadas e experimentadas por todos que escolhem essa profissão.
    Muito bom saber que a Ordem disponibiliza um "braço" que podemos contar.
    Sou muito feliz e satisfeito de participar dessa Comissão que tanto me engrandeceu pessoalmente.
    Novamente, parabéns.
    Abraços.
    Garla

    ResponderExcluir
  2. Augusto, parabéns pelo artigo.
    Vejo que o Núcleo OAB Jovem está cada dia mais atuante e presente na sociedade, ajudando os colegas de trabalho e auxiliando a população.
    Agradeço imensamente o Núcleo por ter me acolhido, pois como você disse “As incertezas, habitualmente, pairam sobre a que caminho seguir, como: montar sozinho o próprio escritório; espalhar currículos para incorporar uma grande banca ou a um departamento jurídico de empresa; associar-se aos colegas para constituírem sua banca, ou seja, dúvidas decisivas, freqüentes, que passam os Jovens Advogados (seja qual for sua idade), pelas quais não saíram preparados do curso de direito”.
    Dúvidas essas mencionadas acima que o Núcleo OAB Jovem me auxiliou e está auxiliando a solucioná-las.
    Parabéns pela ótima coordenação e novamente parabéns pelo artigo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Excelente artigo Dr. Augusto. Pode ter certeza que não só eu, mas como vários outros jovens advogados se identificarão com este artigo, bem como, com a nossa comissão.
    Acredito que este seu artigo deva ser emoldurado em vários outros Blogs, inclusive em revistas que se preocupam com este tema tão atual...
    Parabéns novamente
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Drs. pelos comentários, é um prazer trabalhar com vocês, espero ter contribuido de alguma forma com o artigo.
    estão me encorajando para os próximos.

    abraços

    ResponderExcluir
  5. Ótimo artigo Augusto.
    Com certeza não é fácil para os novos advogados decidirem qual o melhor caminho a se trilhar.
    Pode ter a certeza de que seu artigo contribuiu e muito, não só para o blog, como para os demais leitores que por aqui passam.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Meu querido Dr. Augusto,

    Realmente um artigo de grande valia para a classe, sobretudo para os colegas em início de carreira. Parabéns meu amigo.

    Serei sempre grato ao Núcleo e principalmente aos amigos que o compõem, pois foram e sempre serão importantes na minha vida profissional.

    Parbéns a OAB Londrina, pois poucas são as Subseções que podem contar com um Núcleo tão atuante e que presta serviço de qualidade tal qual o dos Jovens Advogados.

    Em tempo, parabéns a todos os integrantes do Núcleo, já que mesmo de longe, tenho acompanhado o belo trabalho que está sendo feito, assim como os artigos postados no blog.

    Saudade de todos.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  7. Dr. Augusto Rodrigo,
    Mais uma vez li seu artigo. Acredito que ele sirva de leitura diária a todos nós advogados, independente do tempo de prática jurídica. Para a cada dia, nos lembrarmos que precisamos trabalhar muito, com planejamento e paciência, para alcançar o sucesso e poder contribuir com uma sociedade mais justa e cidadã. Parabéns e forte abraço

    ResponderExcluir