terça-feira, 12 de março de 2013

Ciclo de cinema terá primeira sessão do ano com "As invasões Bárbaras"

O ciclo Cinema e Direito, realizado pela OAB-Londrina, terá sua primeira sessão de 2013 no próximo dia 14, com o filme "As Invasões Bárbaras". A sessão começa às 19 horas, com curadoria do juiz José Ricardo Alvarez Vianna.

As sessões são gratuitas, mas para atender a todos com mais comodidade, a Subseção pede que os interessados façam reserva pelo fone 3394-5900.

"As Invasões Bárbaras" é um filme canadense, dirigido por Dennys Arcand, e que ganhou Oscar de melhor filme estrangeiro, em 2004.

Seu enredo traz Rémy, um professor universitário, próximo à aposentadoria, que se vê, de súbito, com uma doença gravíssima. Isto faz com que Rémy se reaproxime de amigos antigos, da família, e, principalmente, do filho (Sébastien), com quem nunca manteve um bom relacionamento. Sébastien vive na Inglaterra e trabalha em área totalmente diversa do pai (mercado financeiro), o que dificulta ainda mais a relação entre ambos pelo choque de valores.

A reaproximação de Rémy junto a amigos e familiares o leva a uma série de reflexões sobre sua vida, suas crenças, valores e ideologias; o que fez e que deixou de fazer. Paralelamente, o filme traz discussões de cunho ético, uma vez que Sébastien, com a intenção de dar melhores condições de tratamento ao pai e se redimir do passado, não hesita em tentar "comprar" tudo e todos, com o dinheiro que possui.

O filme fomenta, também, debates ligados à bioética, tais como uso de drogas ilícitas em tratamentos médicos ou sobre a eutanásia, como suposta alternativa menos dolorosa em alguns casos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário