segunda-feira, 17 de abril de 2017

TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA NA ADVOCACIA


Hoje em dia a tecnologia faz parte do dia a dia de praticamente todas as pessoas, com novos aplicativos e ferramenta surgindo quase que diariamente, e devemos utilizar essas inovações sempre ao nosso favor.

Traremos aqui ferramentas de baixo ou zero custo, especialmente direcionadas ao advogado em início de carreira, lembrando, porém, que as sugestões trazidas aqui não são todas as existentes, de modo que com uma capacidade de investimento, existem outras ferramentas mais completas, seguras e eficientes, mas que estão fora do alcance da maioria dos colegas que está ingressando nessa carreira tão promissora.

Primeiramente é importante pensar no armazenamento de documentos. O arquivo físico é sim necessário ainda hoje, pois em muitas situações é necessário que o advogado guarde documentos originais como certidões, títulos de crédito, entre outros. Porém, um armazenamento na nuvem dá ao advogado segurança, pois mesmo que o seu computador seja roubado ou queime, seus documentos e os de seus clientes estarão seguros na nuvem; dá também mobilidade, pois estão acessíveis de qualquer dispositivo, desde que possua o login e a senha; praticidade e agilidade, por sempre ter seus documentos à mão quando necessitar deles, estando em reunião com o cliente, ou cumprindo alguma diligência no fórum.

Ter o seu arquivo sempre à mão é uma ferramenta indispensável para o advogado hoje em dia.

Existem vários serviços de armazenamento online que podem ser utilizados pelos advogados: Dropbox, Onedrive, Google Drive, Box.com, entre outros. Porém, é importante um serviço que se integre de forma dinâmica com seu computador, de modo a poder acessar através do explorador de arquivos do seu computador e que a sincronização dos arquivos entre o seu computador e a nuvem seja automática, estando sempre disponíveis no seu computador e salvos seguramente na internet. Tal integração é feita através de programas instalados no seu computador e dispositivos compatíveis, de modo que é feita uma sincronização periódica, a fim de que você tenha à disposição todos os documentos em todos os dispositivos. Cada serviço possui suas vantagens e desvantagens, assim, o melhor serviço é aquele que o advogado melhor se adapta.

Se vamos armazenar os arquivos na internet, temos que digitalizar aqueles documentos que os clientes trazem fisicamente ao advogado. Essa digitalização de documentos traz uma segurança ao advogado, pois não necessariamente precisa ficar com os documentos do cliente, e não corre riscos desnecessários como no caso de um acidente como um incêndio.

Um scanner de mesa nem sempre é a melhor opção, primeiro por não ser portátil, segundo por normalmente ser muito caro. Nesse caso, a melhor opção é utilizar aplicativos de celular como CamScanner, Office Lens, Tiny Scanner, entre outros. Com esses aplicativos, você tira uma foto do documento, e ele converte a foto em uma digitalização muitas vezes até melhor do que a de um scanner. Depois de digitalizar, é só compartilhar com o aplicativo do serviço de armazenamento online e acessar diretamente do seu computador!

Aplicativos de gravação de áudio como o próprio gravador que vem no seu celular; e de gravação de chamadas, como o Gravador de Chamadas da Appliqato também são importantes para você ter sempre à sua disposição o que seu cliente relatou no atendimento, bem como o que conversou com ele e com partes contrárias por telefone.


Existem várias outras ferramentas que podem auxiliar o advogado, seja no gerenciamento de processos, busca de jurisprudências, busca de pessoas, contagem de prazos, organização financeira e gestão de tarefas e prazos, sendo que cabe ao advogado se equipar e se adaptar à utilização destas em seu favor, para prestar um serviço de boa qualidade e eficiente, com segurança e tranquilidade, o que trará cada vez mais clientes!


_________________________________________________________







Nenhum comentário:

Postar um comentário