segunda-feira, 16 de maio de 2011

ADVOCACIA: UMA ENGRENAGEM FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO.

A nova realidade tecnológica mundial e a simultânea expansão da economia do Brasil desencadearam um processo irreversível na necessidade das organizações, expandindo como nunca, a necessidade de especialistas em prover a estabilidade jurídica que essas necessidades exigem.

Com isso, surge uma “nova advocacia”, onde os advogados atuam de forma cada vez mais especializada em áreas, que há poucos anos atrás, quase não tinham perspectivas de trabalho para o profissional do Direito.

Nos dias atuais, a advocacia aparece como a atividade profissional que mais se destaca, diante das novas transformações que surgem, frente a uma realidade incontestavelmente dinâmica: A INTERNET. Um mundo fascinante, sob o ponto de vista de todos os negócios sérios realizados eletronicamente, onde se destacam cada vez mais, os profissionais da advocacia mais familiarizados com o funcionamento desse novo universo da comunicação social.

Entre as novas tendências mundiais, temos a crescente preocupação da sociedade em manter um meio ambiente adequado ao convívio da humanidade. Isso tem levado os Estados a elaborarem leis e até normas de caráter internacional, para regulamentar as relações com o meio ambiente e de desenvolvimento sustentável, o que cria a necessidade de profissionais, que dominem toda essa vasta legislação, e que sejam acima de tudo, qualificados o suficiente, para interagir com engenheiros e ambientalistas nos Relatórios de Impacto Ambiental.

Outra área que propicia uma vasta possibilidade de trabalho para advogados, com uma crescente demanda, são os direitos que envolvem as relações de consumo. Como exemplo, podemos citar as concessionárias de serviços públicos que, após as privatizações, se tornaram as campeãs de reclamações nos Procons e Juizados Especiais, crescendo, de ambos os lados (consumidores e fornecedores) à procura por profissionais para defenderem os interesses jurídicos.

Com a estabilização da economia e consequente entrada de investidores externos no país, surge uma rica e variada fonte de perspectivas e oportunidades para o profissional do direito. O advogado do novo milênio não é mais o mesmo de dez anos atrás. Com certeza a advocacia foi à profissão que mais sofreu transformações durante os anos. O advogado deixou de ocupar a posição de retaguarda e passou a assumir a linha de frente das empresas. Ele passou a agir como um empresário, e até mesmo, a ser consultado nas tomadas de decisões das empresas em seus grandes negócios.

Com essa nova realidade, o advogado deve ser mais valorizado, pois, ele é hoje, um profissional chave para as empresas, principalmente, quando se trata de negociar, redigir, ou fechar algum contrato, adquirir outra organização, montar uma parceria, desenvolver uma campanha de marketing ou, até mesmo, divulgar uma simples nota à imprensa.

Diante desse cenário, acreditamos ser o Brasil um vasto e promissor mercado de trabalho jurídico, principalmente, se levarmos em conta, o assessoramento decisivo dos advogados nos contratos “sadios”, que são, na realidade, os grandes responsáveis pela prosperidade da economia de qualquer país.

FLÁVIO VIEIRA DE FARIAS
OAB/PR 57.311

2 comentários: