quarta-feira, 12 de agosto de 2015

ARTIGOS DOS MEMBROS DO NÚCLEO: "Passei na OAB e agora?"

Não é surpresa para ninguém que nos encontramos na seleta classe de advogados devidamente inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil, superando a condição de estudante, de bacharel, e até em alguns casos da mais nova anomalia jurídica tão combatida atualmente, o paralegal. 

Somos merecedores desta inegável conquista, produto de nossos árduos estudos, das noites mal dormidas, das nossas escolhas e das nossas perdas. Como discorre Augusto Cury, “todas as escolhas, tem perdas. Quem não estiver preparado para perder o irrelevante, não está apto para conquistar o fundamental”

Nesse sentido, tenho a certeza que conquistamos então (ainda que parcialmente) o fundamental, até porque obtivemos êxito a aprovação no Exame da Ordem. 
Mas, e agora? 
O presente articulado não tem o objetivo de ensinar o novo advogado a advogar, não tem o condão de ser uma cartilha e informar passo a passo a vida do jovem advogado, como se fosse uma receita de bolo ou modelo de petição inicial. 
Pelo contrário, o objetivo é apenas dividir experiências e amarguras “conquistadas” a partir do juramento, numa forma bem simples e sem os formalismos jurídicos inerentes a nossa profissão. 
Vamos lá. 
Entro num escritório ou abro minha “portinha”? 
Acredito que para essa tomada de decisão é preciso analisar diversas circunstâncias e enfrentar alguns pontos importantes, como por exemplo: 
·         Experiência jurídica. Caso não tenha feito qualquer estágio durante a faculdade, ou não tenha segurança na confecção de peças e atendimento ao cliente, acredito inviável (neste momento) a abertura do próprio escritório; 
·         Investimento. Sabemos que todo “negócio” além do investimento inicial exige um caixa até que o escritório comece a se pagar, o chamado payback. O retorno do investimento e o início do lucro dependem de alguns fatores: determinação, trabalho e sorte. 
·         Perfil Empreendedor. Na minha humilde visão, não é possível querer ser o dono do próprio negócio se não tiver qualquer tino comercial. 
Pronto! Já decidi. Vou abrir meu escritório. E agora, o que fazer?
Dica 01: Encontre um advogado parceiro – encontre outro advogado que atue numa área que tenha o mesmo público alvo que o seu, para dividir despesas e conquistar mais clientes. Por exemplo: caso você atue apenas nas áreas trabalhista e previdenciária, seria interessante uma “parceria” com advogado que atue na área de família. 
Na minha visão, seria um tiro no pé a suposta parceria entre um advogado trabalhista reclamante e um advogado tributarista, uma vez que seus públicos alvos são absolutamente distintos. 
Pensem bem! Seus custos serão reduzidos pela metade e dificilmente seu escritório ficará sozinho quando estiver numa audiência. 
Dica 02: Defina seu público alvo – a captação de clientes é proibida, no entanto, o marketing jurídico jamais será, dessa forma, quanto antes você souber quem são seus clientes, mais facilmente conseguirá conquistá-los. 
Dica 03: Defina seu local de trabalho – a importância do local de trabalho é importante, e devemos interpretar “local” no sentido mais abrangente possível, ou seja, cidade, rua e pontos de referência. 
Vale a pena entrar no site do SEBRAE e ler alguns artigos e guias práticos sobre empreendedorismo. Além disso, periodicamente são disponibilizados cursos gratuitos. 
Enfim, são estes alguns pré-questionamentos que deverão ser pensados e repensados antes responder a indagação inicialmente formulada. 
Devo atuar em todas as áreas ou numa área específica? 
Nobres colegas, estamos no mundo da especificidade ou especialização da profissão, por exemplo, caso tenha uma dor de ouvido, tenho (quase) certeza que procurará um otorrinolaringologista e não um cardiologista. 
No direito a dinâmica é a mesma. Com todo respeito aos advogados trabalhistas, até porque é minha área de atuação, mas jamais os contrataria para fazer um Tribunal do Júri, por exemplo. 
No entanto, no início de carreira não temos escolha, não temos dinheiro para sequer pagar a anuidade da OAB. Dentro da ética, da responsabilidade e do respeito ao cliente, devemos agarrar o mundo, aceitar os desafios, estudar, estudar e estudar. 
Particularmente, como não tinha (e não tenho) qualquer simpatia com o direito penal, por isso no bem no início da minha jornada atuava apenas nas áreas trabalhistas, família e consumidor. 
Como conquistar meus clientes? 
Quem tiver essa resposta, por favor me avise. 
Brincadeiras à parte, mas não esqueço o dia que entrei no escritório, com aquela caixa cheia de cartões - exatamente um milheiro - e pensei “para quem vou entregar tudo isso?”. 
Obviamente, no começo entregamos para os familiares, amigos e conhecidos, mas sabemos que muitos deles não são e nunca serão nossos clientes. 
Sabemos que a angariação de clientes na advocacia é algo ilegal. O próprio Estatuto da Advocacia considera infração disciplinar a angariação ou captação de causas, com ou sem a intervenção de terceiros.
Vamos ao caso prático: No mundo das empresas, aprendi que devemos criar no consumidor a necessidade do produto ou do serviço. 
Por analogia, no mundo jurídico, o princípio também se aplica, ou seja, devemos demonstrar e orientar nosso cliente que um direito dele está sendo aviltado e que, como advogados, temos a capacidade de resolver o problema. Quantas vezes, um cliente entrou no escritório de vocês e uma dúvida se tornou uma propositura de ação?! 
Enfim, a estratégia de conquista (e não captação) de clientes depende de cada advogado, do escritório e da região em que o escritório está inserido. 
Conclusão. 
Importante ressaltar que não é através de um pequeno e modesto artigo que vamos discorrer sobre o início de carreira do advogado, mas antes de finalizar, tomo a liberdade de fazer algumas sugestões. 
Assim como eu e você – jovens advogados – há outras pessoas que estão na mesma situação. E por isso, a OAB tem um papel fundamental nestes primeiros passos da nossa longa caminhada. 
Uma das mais atuantes comissões da OAB é a comissão do jovem advogado e através dela é possível trocar experiências, adquirir conhecimentos, aprender e fazer o networking. Procure a comissão do jovem advogado da sua subseção. 
Por fim, lembrem-se que o advogado exerce um verdadeiro sacerdócio, e nos cabe fazer com que a justiça prevaleça num país de tantas desigualdades, até porque antes de ser exemplar e simbólica é preciso que a justiça seja justa.
__________________________________________________________
Dr. Murilo Rosário - Advogado - OAB/PR nº. 66.565 Secretário Geral do Núcleo OAB Jovem de Londrina

Nenhum comentário:

Postar um comentário