terça-feira, 19 de julho de 2016

A guarda unilateral e o princípio do melhor interesse do menor

Partindo de um viés prático, as maiorias das relações matrimoniais visam constituir família, com filhos, patrimônio, harmonia e felicidade plena.
Ocorre que quando não temos mais condições de suprir o ideal de família, tão difundido pelos códigos atuais, especificamente pelos artigos 1565, 1566 IV do Código Civil, surge à necessidade de colocar fim a relação matrimonial, dividindo deveres, bens e obrigações.
O problema é quando a grande maioria dos casais confunde seu interesse particular com o interesse do menor em questão, inobservando os princípios que norteiam a tratativa dessa relação.
O atual Código Civil estabeleceu que a guarda será unilateral ou compartilhada. Neste cenário destaca-se que independentemente do regime de divisão de guarda a ser aplicado com fim da relação matrimonial, deve ser observado o equilíbrio das relações familiares e, sempre que possível, preponderar o princípio do melhor interesse do menor.
Todavia, quando nos referimos ao respectivo princípio, muitas pessoas, inclusive do meio técnico jurídico, confundem sua aplicabilidade, passando a falsa impressão que a criança deve ser apenas ouvida, optando por residir com um dos pais.
De fato, ouvir o menor é uma das formas de aplicar o referido instituto, entretanto, não se deve confundir a guarda compartilhada com a guarda alternada, sendo esta última uma construção doutrinária que garante ao menor o direito de residir na casa de ambos os pais.
Assim sendo, em hipótese alguma o menor poderá ser crucificado pelo fim do casamento, devendo ser observado o melhor interesse da criança, prevalecendo a sua integridade física, educacional e psicológica.
Vale destacar que a guarda compartilhada, nada mais é do que a divisão de obrigações com o menor, possuindo ambos os pais “voz ativa” para determinar o que é bom ou não para o filho.
Contudo, na guarda unilateral, apenas uma das partes poderá optar pelo o que é certo ou errado para o menor, responsabilizando-se integralmente e de forma singular pelas atitudes deste.
Nesta seara, apesar de muitos profissionais entenderem de forma diversa, podemos concluir que não existe apenas guarda compartilhada, podendo sim ser decretada a guarda unilateral há qualquer dos pais, desde que estes preencham as melhores condições para satisfazer o princípio do melhor interesse, garantindo ao menor proteção integral a saúde, educação e segurança.
Por fim, caso reste caracterizado que ambos os pais não possuam as qualidades para a proteção do menor, o Estado poderá interferir e destituir o poder familiar, colocando o menor em família substituta sob o fundamento da proteção integral e do melhor interesse da criança ou adolescente.


_____________________________________________

 
André Marques - OAB/PR 73.242


Nenhum comentário:

Postar um comentário