segunda-feira, 4 de abril de 2016

RESULTADO FINAL DA CAMPANHA DE PÁSCOA SOLIDÁRIA


É com muito orgulho que podemos informar o resultado final da nossa Campanha de Páscoa Solidária do Núcleo OAB Jovem de Londrina, que vem a cada ano com mais força.

Neste ano, com a meta inicial de 1.000 caixinhas de BIS, a subcomissão de Páscoa Solidária, através da coordenação da Dra. Vanessa Armeni de Paula Machado, passou a divulgar e arrecadar caixinhas de BIS que seriam doadas às crianças de entidades carentes.

Tivemos como pontos de coleta a sede da OAB Londrina, as salas da OAB dos Fóruns Cíveis e Justiça do Trabalho de Londrina, Cambé, Ibiporã e Rolândia.

Assim, desde o mês de fevereiro foi iniciada ampla divulgação da Campanha, contando inclusive com ajuda da mídia, pelo portal eletrônico O Bonde, bem como pelo Programa Tribuna da Massa, da rede Massa, que colaboraram expressivamente com a expansão pública do projeto.

Contamos ainda, com a ajuda das redes de supermercado Viscardi, Almeida, Cidade Canção, Musamar e Super Muffato, que abriram as portas, permitindo que membros da subcomissão pudessem propagar a campanha, bem como arrecadar grande número de chocolates através de seus clientes.

Agradecemos também a enorme colaboração do FOLKS Pub Sertanejo, que no dia 17 de março promoveu uma festa em parceria com o Núcleo OAB Jovem, onde foram arrecadadas 100 caixinhas de BIS, sendo que o FOLKS dobrou a doação, totalizando 200 caixas.

Aproveitamos o ensejo para agradecer também aos nossos grandes colaboradores da Campanha:

- VK Store;

- 2º Ofício de Registro de Imóveis de Londrina – Vera Canziani Silveira e Funcionários;

- UEL – Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) – Pró-Reitora Cleuza Catsue Takeda Kuwabara

Por fim, nossos agradecimentos pela ajuda de toda sociedade de Londrina e Região que se conscientizaram com o nosso projeto, pelo enorme apoio da OAB Londrina, bem como pela extensa arrecadação realizada pelos membros do Núcleo Jovem, em especial pela subcomissão de Páscoa Solidária.

E qual o resultado de todo esse esforço e união despendidos?

Foi muito além do que esperado!

Foram 1716 caixinhas de BIS arrecadadas, que possibilitaram a abrangência de demais entidades carentes, de forma que as entidades atendidas pelo projeto foram:


- C.E.I. Imaculada Conceição

- APAE Londrina

- Associação Flávia Cridtina

- Nuselon

- APS Down

- C.E.I. Criança Feliz

- Lar Anália Franco

- Casa do Bom Samaritano

- Projeto Galera de Deus – Vila Santa Terezinha

- Centro Espírita Auta de Souza

- Centro de Atendimento Social Ágape


Dados finais que significam mais de 1.700 sorrisos de crianças nesta data tão especial para a infância!

E essa consciência social é que move o Núcleo Jovem a lutar por projetos além do meio jurídico, tendo em vista que o objetivo de nossa profissão é zelar sempre pela igualdade e justiça social.

Deste modo, além da simples entrega dos chocolates, foram realizas visitas interativas em algumas das entidades, oportunidade em que os membros da subcomissão disponibilizaram um período do dia para divertir um pouco da rotina das crianças, segue alguns dos registros sobre essa linda atitude:












Concluindo, como já dito diversas vezes durante esta postagem, o que nos resta é o imenso agradecimento a todos que fizeram parte desta Campanha e fizessem com que nosso objetivo fosse alcançado muito além do previsto.

E que essa ajuda permaneça para a nossa próxima campanha, que é a de inverno e está com planos a serem executados em breve, portanto, já contamos com a ajuda de todos, rs.

MUITO OBRIGADO !!!

terça-feira, 29 de março de 2016

Marketing Jurídico

O marketing é utilizado por praticamente todas as empresas, inclusive as prestadoras de serviços. Contudo, a atividade jurídica sofre limitações impostas pela legislação devido a seu formalismo e seriedade históricos, de modo que muitos escritórios não fazem uso dessa ferramenta.

O senso comum induz o operador do direito a acreditar que a única ferramenta do marketing é a publicidade. No entanto, existem diversas possibilidades que podem ser utilizadas pelos advogados para buscar a fidelidade comercial. Daí porque é relevante diferenciar Publicidade de Marketing.

A Publicidade é uma das ferramentas utilizadas pelo Marketing; este, por sua vez, é mais amplo, consistindo em uma ciência que congrega abordagens de estratégia e gestão, cuja essência é conhecer e satisfazer as necessidades do cliente, gerar valor ao produto e fomentar o lucro.

Quanto à atividade jurídica, a legislação cuidou apenas de regular o uso da Publicidade através do Provimento 94, de forma que o planejamento estratégico, a gestão de serviços, metas e objetivos e o relacionamento com os clientes caracterizam possibilidades capazes de fidelizar clientela e aumentar a lucratividade sem ofender a legislação que regulamenta o exercício da profissão.

Diante dessas possibilidades, é equivocada a premissa de que o conhecimento técnico-jurídico seria o único caminho para o sucesso. Antes, é preciso evoluir no tempo e se adaptar ao mercado atual. Para Phillip Kotler, existem dois tipos de empresas: as que acompanham as mudanças e as que desaparecem.

A dinâmica do mercado, com profissionais preparados e em crescente competitividade, impõe a constante atualização jurídica e a diferenciação operacional e administrativa dos escritórios. Emerge o anseio por encontrar seu diferencial e determinar seu posicionamento como um imperativo categórico de mercado, no qual aspectos intangíveis ganham posição de destaque.

A introdução de conceitos de marketing na atividade possibilita que as necessidades dos clientes sejam identificadas e supridas. Com a sua satisfação, valor é agregado ao serviço do profissional e, consequentemente, este alcança o status diferenciador que o afasta da concorrência acirrada.

O foco deve ser o cliente; ele quem deve estar satisfeito e será o responsável por diferenciar um profissional da coletividade. Para satisfazê-lo, tão importante quanto o conhecimento técnico é a qualidade dos serviços prestados.

Construir um planejamento não macula a austeridade do direito. Ao serem agregados valores ao trabalho do profissional, este se distancia da intensa, competitiva e injusta briga por preços, pois, ao agregar aspectos intangíveis, a sua quantificação deixa de ser mensurada como os demais produtos do mercado.


Assim, conclui-se que está no título a solução para que os escritórios e demais profissionais liberais se adaptem e ganhem destaque no mercado, qual seja: a de que o uso do Marketing é essencial para o desenvolvimento de qualquer negócio.

______________________________________________________________________




Carlos Picchi Neto - Membro do Núcleo OAB Jovem de Londrina

OAB/PR 70.885

quarta-feira, 23 de março de 2016

Colaboração VK Store na Campanha de Páscoa

Nesta semana o Núcleo Jovem está realizando a última etapa da Campanha de Páscoa Solidária, que é a visita das instituições com entrega das doações arrecadadas.
Com a ajuda de todos, conseguimos superar nosso objetivo e atender todas as instituições desejadas, proporcionando um pouco de alegria para aqueles que não possuem muitas condições.
E para que esse trabalho pudesse ser realizado, recebemos a colaboração de muitas pessoas, é por isso, que aproveitamos o momento para fazer um agradecimento especial aos nossos apoiadores da Loja VK Store que contribuíram com grande parte da doação de caixas de chocolate BIS para a nossa campanha.

Ou seja, parte desses sorrisos também é de vocês ! Muito obrigado VK Store pela consciência social e colaboração com o nosso projeto !


Contato:
Instagram: @vk_store
Facebook:

Reunião com Convidados

O Núcleo OAB Jovem Londrina recebeu nesta terça-feira (22/03/16) a Dra. Ana Paula da Silva, Dr. Augusto Rodrigo Gozze, Dr. Eliezer Machado de Almeida e Dr. João Paulo Garla, quatro ex-membros da comissão que falaram sobre situações vividas por eles no início da carreira.



A palestra foi conduzida de forma brilhante pelos quatro convidados que passaram muitas dicas aos advogados iniciantes. Os palestrantes pontuaram algumas dificuldades enfrentadas pelos por eles no início da carreira: como conseguir clientes, primeiro atendimento, audiência, relação com cliente, prestação de contas, entre outros assuntos.

Muitos advogados presentes na reunião demonstraram extrema aprovação pelo formato adotado pelos palestrantes que conduziram a reunião em clima de total descontração e interação com os membros que estavam assistindo à palestra.

Aproximadamente 70 (setenta) advogados se fizeram presentes na reunião, sendo que destes, 19 (dezenove) eram novos membros que estavam participando pela primeira vez.

A coordenação do Núcleo OAB Jovem Londrina aproveita a oportunidade para agradecer mais uma vez aos quatro palestrantes que aceitaram prontamente ao convite.

* A Confraria de Março para confraternização ficou agendada para o dia 29/03/2016 - próxima terça-feira – a realizar-se no CCA – Centro de Convivência dos Advogados à partir das 19:00. As presenças devem ser confirmadas pelo e-mail da comissão (oabjovem2016@googlegroups.com) ou diretamente com a coordenação. Contamos com a presença de todos em nosso próximo evento!!!




segunda-feira, 21 de março de 2016

Problemas com o Perfil do Núcleo no Facebook

Gente, infelizmente precisamos informar que o perfil do Núcleo OAB Jovem está temporariamente suspenso!

Devido à grande movimentação nos últimos tempos, bem como o fato do perfil estar sendo logado em mais de um IP, nossa conta está sob verificação da administração do Facebook por tempo indeterminado.

Estamos esperando que tudo se resolva para que não percamos todas as lembranças e informações contidas nele. Porém, caso o bloqueio permaneça por tempo muito extenso, iremos criar uma Página para o Núcleo, que informaremos em breve.

Assim, pedimos para que todos tenham paciência com o problema enfrentado, e que se utilizem deste blog para se manterem informados acerca das atividades da nossa comissão.

Contamos com a colaboração de todos para a divulgação desta informação importantíssima aos demais membros e interessados em participar do Núcleo.

Por fim, aproveitamos o momento para relembrá-los que amanhã temos nossa Reunião Especial com Convidados, que acontecerá amanhã (22/03/16), às 18h45, no auditório da OAB Londrina.

Os convidados do mês são quatro advogados militantes em Londrina, todos ex-membros do Núcleo Jovem, quais sejam:

Dra. Ana Paula Silva - ex-membro do Núcleo Jovem, atualmente participa da coordenação da Comissão do Direito do Trabalho, advogada militante na área trabalhista
Dr. Augusto Gozze - ex-presidente do Núcleo Jovem, atualmente Conselheiro da OAB - Subseção de Londrina
Dr. Eliezer Machado - ex-membro do Núcleo Jovem, advogado militante na área cível e família
Dr. João Paulo Garla - ex-secretário e vice-presidente do Núcleo Jovem, advogado militante na área trabalhista

A reunião será bem interativa, onde os convidados irão nos contar algumas situações inusitadas que vivenciaram no início da carreira, a forma como agiram na ocasião, e o aprendizado que tiraram com as experiências vividas.

Assim, convidamos a todos para que não deixem de prestigiar esta reunião, que com certeza tratá muita ajuda para nossa prática diária.

Esperamos todos vocês !

ADVOCACIA INICIANTE E O DILEMA DOS HONORÁRIOS


Indubitavelmente, um dos grandes dilemas do advogado iniciante, é a fixação dos honorários pelo trabalho realizado.

Os honorários são imprescindíveis, pois, são a fonte de renda do advogado, levando-se em conta que a nossa classe, em sua maioria, é constituída de profissionais liberais, sendo os com vínculo empregatício, a exceção.

Tanto é que o Supremo Tribunal Federal, neste ano, editou a Súmula Vinculante nº 47 para tratar do assunto, estabelecendo o caráter privilegiado de crédito alimentar:

Os honorários advocatícios incluídos na condenação ou destacados do montante principal devido ao credor consubstanciam verba de natureza alimentar cuja satisfação ocorrerá com a expedição de precatório ou requisição de pequeno valor, observada ordem especial restrita aos créditos dessa natureza

O advogado, nos termos do art. 22, caput, da Lei 8.906/1994 (Estatuto da OAB), estabelece que o mesmo tem direito a honorários convencionados, fixados por arbitramento e aos de sucumbência.

Os honorários convencionais são estabelecidos entre o advogado e seu cliente ao passo que os demais devem respeitar o estabelecido na legislação processual em vigor e observando a tabela de honorários da respectiva Seccional da OAB, sendo o momento oportuno de seu recebimento ao final do trabalho realizado, sendo garantido, salvo estipulação em contrário, o recebimento parcial quando da celebração do contrato (art. 22, § 3º).

O Estatuto assegura, ainda, honorários ao advogado que atua em causa em favor de juridicamente necessitado, nos casos de inexistência e impossibilidade da Defensoria Pública (art. 22, § 1º).

Ressalta-se, ainda, que a OAB/PR tem realizado campanha pela valorização dos honorários advocatícios e, por consequência, firmado posicionamento contundente quanto à fixação de honorários aviltantes, que são aqueles totalmente díspares com os elementos que devem nortear sua fixação (art. 36), sendo o empenho dispendido na causa e seu valor, além dos valores mínimos estabelecidos em tabela pelas Seccionais.

Embora os preços estabelecidos na Tabela não sejam obrigatórios, servem como parâmetro para fixação do valor a ser cobrado e neste momento que o advogado iniciante, diante da dificuldade enfrentada ao fixar o valor de seu trabalho, deve se ater.

A recomendação, inclusive, da própria OAB, é de que o profissional deve celebrar contrato por escrito, tendo em vista a facilitação da prova do convencionado além do direito do destaque dos honorários referentes ao montante principal (art. 22, 4º).

É importante frisar também que, o advogado que fixa valores de honorários extremamente abaixo dos relacionados nas tabelas das Seccionais (sem justificativa plausível) ou que recebe honorários (mesmo parcialmente) e não realiza o trabalho, está sujeito a processo interno na Ordem por infração ética-disciplinar (art. 34, XX).

terça-feira, 15 de março de 2016

Reta Final da Campanha de Páscoa Solidária

Estamos nos últimos dias de arrecadação das doações de caixinhas de bis e precisamos de toda a ajuda possível de vocês !!!


- Vamos relembrar um pouco da Campanha?

O objetivo da campanha é arrecadar o máximo de caixinhas de chocolate tipo BIS (chocolate preto ou branco), que serão doadas para instituições de crianças carentes, sendo que o projeto se iniciou com a meta de pelo menos 1.000 caixinhas.

Para isso, as doações estão sendo recebidas desde o dia 22 de março de 2016, na sede da OAB Londrina, nas salas da OAB dos Fóruns Cíveis de Londrina, Ibiporã, Cambé e Rolândia, na Justiça do Trabalho de Londrina, Cambé, Ibiporã e Rolândia, através de arrecadação individual pelos membros do núcleo jovem, e a ainda, a partir desta semana através de ações em redes de supermercados (Viscardi, Carrefour, Musamar), que permitiram a presença de membros do núcleo para o incentivo às doações.

Vale lembrar ainda, que a ação social, não será apenas com a simples doação do material arrecadado; todas as doações serão embrulhadas individualmente, e, junto à doação, será realizada uma visita interativa com as crianças através dos membros da Subcomissão da Páscoa Solidária do Núcleo OAB Jovem, que acontecerão entre os dias 21 e 23 de março de 2016.

Sendo assim, em apoio a esta iniciativa, este ano contamos com grande apoio e repercussão da mídia:


  • No dia 25 de fevereiro de 2015, a Dra. Drielly Coimbra, secretária geral do Núcleo OAB Jovem, deu entrevista à Rede Massa, no Jornal Tribuna da TV, vinculada matéria no período da manhã e da noite, dando maiores informações acerca da nossa campanha.


Por conseguinte, com a dimensão publicitária que tomou a campanha, nossa responsabilidade passou a ser ainda maior, havendo, inclusive, entidades em espera caso nossa meta seja ultrapassada!

Portanto, precisamos de toda a colaboração possível para que nosso objetivo final seja alcançado, qual seja: proporcionar um dia de felicidade para crianças que não possuem assistência econômica, social e afetiva.


E para ajudar com força total, o FOLKS Pub Sertanejo, em mais uma colaboração com o Núcleo Jovem, irá ajudar na campanha nesta quinta-feira (17/03/16).

Nesta data, quem doar pelo menos uma caixinha de bis, não pagará couvert (entrada).

Então vamos unir a diversão com solidariedade?






Fica o convite para todos para que possamos proporcionar um dia melhor àqueles que não possuem as mesmas oportunidades que nós! Lembrando que cada caixinha, significa uma criança feliz a mais nesta data!

... em breve vem post sobre o resultado deste lindo trabalho em conjunto !