O
marketing é utilizado por praticamente todas as empresas, inclusive as
prestadoras de serviços. Contudo, a atividade jurídica sofre limitações
impostas pela legislação devido a seu formalismo e seriedade históricos, de
modo que muitos escritórios não fazem uso dessa ferramenta.
O
senso comum induz o operador do direito a acreditar que a única ferramenta do
marketing é a publicidade. No entanto, existem diversas possibilidades que
podem ser utilizadas pelos advogados para buscar a fidelidade comercial. Daí
porque é relevante diferenciar Publicidade de Marketing.
A
Publicidade é uma das ferramentas utilizadas pelo Marketing; este, por sua vez,
é mais amplo, consistindo em uma ciência que congrega abordagens de estratégia
e gestão, cuja essência é conhecer e satisfazer as necessidades do cliente,
gerar valor ao produto e fomentar o lucro.
Quanto
à atividade jurídica, a legislação cuidou apenas de regular o uso da
Publicidade através do Provimento 94, de forma que o planejamento estratégico,
a gestão de serviços, metas e objetivos e o relacionamento com os clientes
caracterizam possibilidades capazes de fidelizar clientela e aumentar a
lucratividade sem ofender a legislação que regulamenta o exercício da
profissão.
Diante
dessas possibilidades, é equivocada a premissa de que o conhecimento
técnico-jurídico seria o único caminho para o sucesso. Antes, é preciso evoluir
no tempo e se adaptar ao mercado atual. Para Phillip Kotler, existem dois tipos
de empresas: as que acompanham as mudanças e as que desaparecem.
A
dinâmica do mercado, com profissionais preparados e em crescente
competitividade, impõe a constante atualização jurídica e a diferenciação
operacional e administrativa dos escritórios. Emerge o anseio por encontrar seu
diferencial e determinar seu posicionamento como um imperativo categórico de
mercado, no qual aspectos intangíveis ganham posição de destaque.
A
introdução de conceitos de marketing na atividade possibilita que as
necessidades dos clientes sejam identificadas e supridas. Com a sua satisfação,
valor é agregado ao serviço do profissional e, consequentemente, este alcança o
status diferenciador que o afasta da concorrência acirrada.
O
foco deve ser o cliente; ele quem deve estar satisfeito e será o responsável
por diferenciar um profissional da coletividade. Para satisfazê-lo, tão
importante quanto o conhecimento técnico é a qualidade dos serviços prestados.
Construir
um planejamento não macula a austeridade do direito. Ao serem agregados valores
ao trabalho do profissional, este se distancia da intensa, competitiva e
injusta briga por preços, pois, ao agregar aspectos intangíveis, a sua
quantificação deixa de ser mensurada como os demais produtos do mercado.
Assim,
conclui-se que está no título a solução para que os escritórios e demais
profissionais liberais se adaptem e ganhem destaque no mercado, qual seja: a de
que o uso do Marketing é essencial para o desenvolvimento de qualquer negócio.
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Carlos
Picchi Neto - Membro do Núcleo OAB Jovem de Londrina
OAB/PR
70.885
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