No drama, um professor de uma cidade do Tennessee é acusado e levado a julgamento por se atrever a ensinar a seus alunos a teoria evolucionista de Charles Darwin, que está em confronto direto com o texto bíblico sobre a Criação.
Sua defesa fica a cargo de um obstinado advogado. No decorrer do julgamento, o espectador presencia um acirrado debate entre ciência e fé, liberdade de ensino, tolerância e intolerância.
Baseado em obra teatral polêmica estreada na Broadway em 1957, “O Vento Será Sua Herança” é dirigido por Stanley Kramer, um liberal que se especializou em temas controvertidos e dono de grande força narrativa. O filme tem diálogos magníficos, e é um autentico duelo de soberbas interpretações entre seus dois principais atores, Spencer Tracy e Fredrich March, que conseguem recriar durante o julgamento situações de autêntica tensão.
Tracy faz o advogado do professor, atuação que lhe valeu a indicação ao Oscar. Quanto ao tema, permanece sempre atual, já que o embate entre religião e ciência não terá nunca uma conciliação.
A sessão tem início às 19 horas, no auditório da OAB (Rua Parigot de Souza, 311) e contará com a curadoria do jornalista e crítico de cinema Carlos Eduardo Lourenço Jorge.
Nenhum comentário:
Postar um comentário