terça-feira, 29 de março de 2016

Marketing Jurídico

O marketing é utilizado por praticamente todas as empresas, inclusive as prestadoras de serviços. Contudo, a atividade jurídica sofre limitações impostas pela legislação devido a seu formalismo e seriedade históricos, de modo que muitos escritórios não fazem uso dessa ferramenta.

O senso comum induz o operador do direito a acreditar que a única ferramenta do marketing é a publicidade. No entanto, existem diversas possibilidades que podem ser utilizadas pelos advogados para buscar a fidelidade comercial. Daí porque é relevante diferenciar Publicidade de Marketing.

A Publicidade é uma das ferramentas utilizadas pelo Marketing; este, por sua vez, é mais amplo, consistindo em uma ciência que congrega abordagens de estratégia e gestão, cuja essência é conhecer e satisfazer as necessidades do cliente, gerar valor ao produto e fomentar o lucro.

Quanto à atividade jurídica, a legislação cuidou apenas de regular o uso da Publicidade através do Provimento 94, de forma que o planejamento estratégico, a gestão de serviços, metas e objetivos e o relacionamento com os clientes caracterizam possibilidades capazes de fidelizar clientela e aumentar a lucratividade sem ofender a legislação que regulamenta o exercício da profissão.

Diante dessas possibilidades, é equivocada a premissa de que o conhecimento técnico-jurídico seria o único caminho para o sucesso. Antes, é preciso evoluir no tempo e se adaptar ao mercado atual. Para Phillip Kotler, existem dois tipos de empresas: as que acompanham as mudanças e as que desaparecem.

A dinâmica do mercado, com profissionais preparados e em crescente competitividade, impõe a constante atualização jurídica e a diferenciação operacional e administrativa dos escritórios. Emerge o anseio por encontrar seu diferencial e determinar seu posicionamento como um imperativo categórico de mercado, no qual aspectos intangíveis ganham posição de destaque.

A introdução de conceitos de marketing na atividade possibilita que as necessidades dos clientes sejam identificadas e supridas. Com a sua satisfação, valor é agregado ao serviço do profissional e, consequentemente, este alcança o status diferenciador que o afasta da concorrência acirrada.

O foco deve ser o cliente; ele quem deve estar satisfeito e será o responsável por diferenciar um profissional da coletividade. Para satisfazê-lo, tão importante quanto o conhecimento técnico é a qualidade dos serviços prestados.

Construir um planejamento não macula a austeridade do direito. Ao serem agregados valores ao trabalho do profissional, este se distancia da intensa, competitiva e injusta briga por preços, pois, ao agregar aspectos intangíveis, a sua quantificação deixa de ser mensurada como os demais produtos do mercado.


Assim, conclui-se que está no título a solução para que os escritórios e demais profissionais liberais se adaptem e ganhem destaque no mercado, qual seja: a de que o uso do Marketing é essencial para o desenvolvimento de qualquer negócio.

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Carlos Picchi Neto - Membro do Núcleo OAB Jovem de Londrina

OAB/PR 70.885

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